Como competir com grandes empresas em meio de tanto marketing?

As pequenas e médias empresas tendem a enfrentar um desafio fundamental ao contratar funcionários: descobrir como atrair e reter grandes talentos e mantê-los longe do fascínio das grandes empresas. Afinal, muitas vezes elas podem oferecer mais dinheiro para a mesma função. Mas é importante lembrar que o dinheiro é apenas um motivador e não se aplica a todos! 

CONCENTRE-SE NO AJUSTE 

A realidade é que, embora haja muitos benefícios em trabalhar para uma pequena empresa, algumas pessoas são simplesmente mais adequadas para organizações maiores. E tudo bem. O importante é que você identifique essas pessoas em um estágio inicial e não perca tempo treinando pessoas que só querem ir a um lugar maior. 

Ao conduzir as entrevistas, concentre-se em encontrar candidatos que desejem sinceramente fazer parte de uma organização menor; aqueles que apreciam o ritmo, a energia e a variedade de ser um membro integral de uma equipe menor. 

ONSTRUA UMA ÓTIMA CULTURA  DA EMPRESA

A cultura da sua empresa pode ser uma parte fundamental de seu sucesso e é uma ótima maneira de criar um senso de camaradagem e trabalho em equipe dentro da organização, tornando-a altamente atraente para novos clientes em potencial e mais difícil para os funcionários saírem. 

Você pode construir uma cultura atraente promovendo um ambiente inclusivo em que os funcionários se sintam reconhecidos, respeitados e não tenham medo de qualquer possível retaliação se levantarem problemas que vivenciam no local de trabalho. Posicione sua empresa como um lugar que aceita todos, prioriza as pessoas e dá aos funcionários a flexibilidade de perseguir seus objetivos pessoais de carreira. 

CONCENTRE-SE EM SEUS PONTOS FORTES 

Ao falar com os candidatos, você deve discutir os prós e os contras das pequenas e grandes empresas. Embora as grandes empresas normalmente tenham mais chances de promoções, cargos no exterior, mudança de departamentos e sistemas potencialmente melhores, pode ser muito mais difícil se destacar, ser notado por seus superiores e sentir que seu trabalho está causando impacto. 

Os funcionários de empresas menores podem se beneficiar de processos de tomada de decisão menos rígidos e de uma comunidade mais unida que facilita a atenção. As empresas menores também tendem a ser menos isoladas, por isso é mais fácil construir um relacionamento com a alta administração e os principais tomadores de decisão, e geralmente há maior exposição e visibilidade em toda a empresa. Nas PMEs, onde tende a não haver uma estrutura salarial formalizada, você pode conseguir um salário mais alto de mercado, mas nem sempre, pois depende muito da função e do indivíduo.

Os candidatos a emprego irão naturalmente gravitar em direção a um desses dois ambientes, e você geralmente não pode alterar suas preferências. No entanto, você  pode  garantir que os candidatos entendam os muitos benefícios de trabalhar em sua organização menor. 

CONSTRUA UMA EQUIPE UNIDA 

Os colegas de trabalho de um funcionário são um dos maiores fatores de quão satisfeitos eles estarão em sua posição. Pequenas empresas tendem a ter comunidades de trabalho mais unidas simplesmente em virtude de seu tamanho – esse é um dos benefícios de trabalhar para uma empresa em crescimento. 

No entanto, pequenas empresas que fazem um esforço ativo para promover a comunidade em cima de seu ambiente natural podem realmente desenvolver algo especial. Depois de construir isso, você pode usar a cultura e a comunidade da sua empresa para atrair candidatos que querem se sentir mais do que uma engrenagem em uma máquina. 

As empresas podem construir comunidades fortes, oferecendo amplas oportunidades de socialização, como incluir uma área de descanso bem equipada no escritório, onde os funcionários podem sair, ou organizar eventos pós-trabalho e grupos de interesse. 

PERMITIR MAIS FLEXIBILIDADE 

Às vezes, pode ser complicado atrair os melhores talentos como uma empresa menor ao competir com o que as empresas maiores podem estar oferecendo, especialmente o salário. No entanto, nem todos os pacotes de remuneração são estritamente dependentes do salário. Oferecer horários e locais de trabalho flexíveis são benefícios simples e impactantes que os funcionários  procuravam em 2021 e continuarão a fazê-lo no futuro. 

Os funcionários de empresas menores geralmente podem desfrutar de situações de trabalho mais flexíveis, pois não são restringidos pelas mesmas políticas impossíveis de mudar da empresa e são tratados mais como indivíduos. Em suma, as conexões pessoais mais profundas que não estão diretamente vinculadas a um salário ajudam a gerência a ver os funcionários mais como pessoas reais com objetivos importantes e vidas fora do escritório. Isso também traz um benefício adicional para os funcionários, permitindo que eles se sintam um membro confiável e valorizado da equipe. 

Especialmente com a crescente popularidade do trabalho remoto, certifique-se de comunicar claramente todas as opções de trabalho em casa que você pode oferecer. 

PRINCIPAIS CONCLUSÕES 

Pequenas e grandes empresas têm suas próprias vantagens e desvantagens distintas. Em vez de tentar competir com empresas maiores, aproveite os pontos fortes naturais que você tem como empresa de pequeno ou médio porte e use-os para atrair candidatos que se ajustem perfeitamente à sua empresa. 

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