Antes de nos aprofundarmos nas principais diferenças entre as plataformas de CRM e CDP, vamos analisar suas definições.
CRM significa gerenciamento de relacionamento com o cliente . É um tipo de software que gerencia os relacionamentos e interações da sua empresa com os clientes atuais e potenciais.
As plataformas de CRM rastreiam informações valiosas sobre seus clientes e clientes, como:
- Nome
- Número de telefone
- Endereço de email
- Cargo
- E mais
Ao rastrear esses detalhes, o software de CRM ajuda você a ficar conectado com clientes atuais e potenciais e oferece uma experiência personalizada adaptada aos interesses e necessidades deles.
O que é um CDP?
CDP significa plataforma de dados do cliente . É um software que armazena e unifica os dados do cliente em tempo real. Um CDP cria um perfil individualizado detalhando as interações e comportamentos de cada um de seus clientes atuais e potenciais.
Por exemplo, ele pode rastrear seus:
- Compras
- Comportamentos do site
- Interações do canal de marketing
- E mais
Esses dados ajudam você a analisar cada estágio da jornada de seu cliente atual e potencial em seu caminho para a conversão.
CRM vs. CDP: Qual é o ajuste certo para o seu negócio?
Então, agora que discutimos como os CDPs e os CRMs diferem, você pode estar se perguntando qual deles é o mais adequado para o seu negócio.
Vamos mergulhar em quem deve usar um CRM vs. CDP abaixo:
Quem deve usar um CRM?
Você deve considerar o uso de uma plataforma de CRM se precisar:
- Armazene e mantenha informações de leads e clientes em um local central para que toda a sua equipe acesse
- Acompanhe e armazene uma abundância de dados de clientes e clientes
- Acompanhe as interações de clientes e clientes com vários membros de sua equipe
- Monitore a produtividade e a estrutura da sua equipe de vendas
- Entenda melhor e melhore seu funil de vendas
Se você deseja manter sua equipe de vendas na mesma página e ajudá-los a entrar em contato com seus leads no momento certo para gerar conversões, investir em software de CRM é uma obrigação.
Quem deve usar um CDP?
Você deve considerar o uso de um CDP se precisar:
- Colete automaticamente dados valiosos de clientes e clientes em um local central
- Acompanhe toda a jornada do seu cliente e clientes
- Analise como suas estratégias de marketing funcionam juntas para gerar conversões
- Otimize suas estratégias de marketing para gerar melhores resultados
Investir em um CDP é essencial se você deseja analisar como seus clientes interagem com sua empresa em vários canais e quais estratégias os levam à conversão.