O que perguntar ao seu cliente antes de criar seu resumo de design

O que perguntar ao seu cliente antes de criar seu resumo de design

Pergunta 1: “Você pode me falar sobre sua empresa?”

Os clientes têm o hábito de presumir que seus negócios e sua marca são tão familiares para você quanto para eles.

Você precisa ouvir a história deles em suas próprias palavras. Peça o máximo possível de informações básicas sobre a empresa. Estenda sua explicação para cobrir seu mercado e os principais concorrentes.

Você pretende estabelecer uma personalidade de marca ou trabalhar dentro de uma já existente, então tente se envolver com a personalidade da marca em um nível humano pessoal. Perguntas adicionais como: “Se sua marca fosse um jornal, qual seria e por quê?” pode parecer bobo, mas pode ser incrivelmente revelador.

Pergunta 2: “O que você deseja alcançar com o design?”

Pergunte ao seu cliente o que ele quer que esse projeto em particular faça pela empresa dele.

Além disso, pergunte por que esse resultado é importante para eles. Por exemplo, se você estiver fazendo um trabalho de web design , você pode perguntar aos seus clientes quais ações eles gostariam que os visitantes do site realizassem. É para se inscrever no boletim informativo deles?

É para pegar o telefone e ligar para eles? É para se inscrever para uma conta em seu site? Se você puder criar um resumo de design que descreva uma declaração clara de seus objetivos você percorreu um longo caminho para obter as informações básicas de que precisa.

Pergunta 3: “Quem é seu público-alvo?”

Se você puder descobrir quem é o público-alvo do seu cliente, poderá começar a construir um perfil de cliente preciso. (No design de UX, isso é chamado de persona do usuário .) Você quer detalhes reais e o máximo possível. Qual é a idade de um cliente típico?

Qual é a faixa de renda deles? Conhecer o público-alvo do cliente lhe dará a capacidade de determinar os meios mais adequados de comunicação visual e técnicas de engajamento para alcançá-los.

Pergunta 4: “O que você quer que eu produza?”

Pode parecer surpreendente, mas muitos briefings de design são confusos quando se trata de delinear exatamente quais produtos os clientes esperam que você entregue.

Você precisa de um esboço dos materiais, mídia e mídia em que seu trabalho será realizado, juntamente com detalhes de distribuições, ciclos de design e maneiras pelas quais seu trabalho será usado. Para ter um relato preciso das entregas do projeto de design, você precisa perguntar o que o cliente quer que você faça para ele.

Pergunta 5: “O que já existe?”

Você precisa descobrir, o quanto antes, se está trabalhando dentro das diretrizes da marca já estabelecidas.

Pergunte sobre cores corporativas, preferências de design e a existência de diretrizes de design e estilo. Não há nada pior do que chegar na metade de um projeto de design apenas para descobrir que você precisa começar de novo porque não seguiu um guia de estilo da empresa. Você também precisa verificar o trabalho criativo anterior para garantir a consistência da marca e identificar possíveis áreas em que os designs anteriores podem não ter sido bem-sucedidos em atingir seus objetivos.

Pergunta 6: “O que torna um design bom?”

Certifique-se de que seu cliente explique como eles avaliarão a eficácia do seu design. Que coisas eles observam ao avaliar um projeto? Você precisa saber como seu projeto será julgado.

Pergunta 7: “Qual é o seu orçamento?”

Mesmo que seja apenas um guia aproximado, uma estimativa de orçamento lhe dará uma ideia do tipo de solução que você pode oferecer e fornecer de forma realista. Você também deve verificar a linha do tempo. Se o projeto tiver um prazo rigoroso, você precisa saber o quanto antes.

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