Por que criar propostas é uma má ideia

Por que criar propostas é uma má ideia

Ficamos condicionados a acreditar que a redação de propostas era apenas parte do processo de conquista de novos clientes.

O que não percebemos é que isso estava efetivamente prejudicando nossos resultados. Aqui estão algumas razões pelas quais criar propostas para clientes em potencial é uma má ideia:

Propostas não pagas perpetuam a cultura do porão de barganha

A redação de propostas nada mais é do que uma maneira rápida de clientes em potencial encontrarem o menor preço e não necessariamente o melhor designer para o trabalho. O preço não deve ser o único motivo para contratar um prestador de serviços de design profissional em detrimento de outro.

Há muitos fatores a serem considerados, incluindo talento, recursos técnicos para fornecer a solução necessária, experiência no setor e assim por diante, e eles devem ser levados em consideração na decisão. Um preço inicial baixíssimo de um prestador de serviço de baixa qualidade pode custar mais no longo prazo, pois o cliente pode precisar contratar outra agência para finalizar ou melhorar seu trabalho, mostrando o quão ruim é o preço como um sinal de tomada de decisão no indústria de serviços. O processo de RFP coloca o foco no preço do serviço, que pode ser adequado para commodities , mas não para serviços de design (porque os serviços não são todos criados igualmente).

Provedores de Serviços de Custo de Propostas

Quanto maior a proposta, mais tempo e esforço estamos dispostos a gastar. Portanto, não é difícil passar vários dias de trabalho trabalhando em uma proposta para tentar conquistar o negócio de um cliente, apenas para descobrir que eles estavam apenas fazendo comparações e não tinham interesse real em contratar sua empresa. Pense em quanto tempo e esforço poderíamos ter dedicado aos nossos clientes pagantes.

Ou os custos de oportunidade de gastar tanto tempo em um empreendimento já destinado ao fracasso.

Você pode perder coisas

Os clientes costumam exigir dos designers o escopo e o preço descritos na proposta. É impossível para um designer responsável saber quais recursos e talentos serão necessários para o sucesso de um projeto passando por um simples exercício de preenchimento de formulários ou lendo uma RFP.

Além disso, esse processo tem uma falha gigantesca: se você fornecer a solução gratuita em sua proposta, deverá concordar com o diagnóstico do próprio cliente em potencial sobre seu problema comercial. Você só está sendo pago para fazer o trabalho em sua proposta. O que, por sua vez, torna difícil avaliar a eficácia da sua empresa na solução do problema.

O que acontece se, um mês depois do projeto, você descobrir que sua proposta foi lamentavelmente imprecisa porque você estava concorrendo a um projeto sem as informações corretas? A culpa é do cliente ou do designer que permitiu que o cliente ditasse um processo ruim?

Você está doando suas ideias mais valiosas

Como designers, muitas vezes pensamos que nosso trabalho mais valioso são nossos produtos.

É claro que há um valor real e tangível em nossas entregas, mas é o trabalho, as ideias, as estratégias, a experiência e o conhecimento que colocamos na elaboração dessas entregas que contam mais. O que os profissionais criativos fazem melhor é encontrar maneiras únicas e estratégicas para um cliente superar seu problema de negócios. Em muitos casos, o conteúdo de uma boa proposta pode ser semelhante a um relatório de consultoria (pelo qual as empresas pagam grandes somas de dinheiro).

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