Qual é a diferença entre um CRM e um CDP?

Qual é a diferença entre um CRM e um CDP?

Agora que discutimos as definições de CRM e CDP, vamos responder à sua pergunta principal: “qual é a diferença entre CRM e CDP?”

1. Propósito

Uma das diferenças mais significativas entre um CRM e CDP é seu uso. Vamos explorar os casos de uso comuns de CRM e CDP abaixo:

CRM

A finalidade de um CRM é ajudá-lo a melhorar as interações e relacionamentos com seus clientes .

Os CRMs ajudam você a rastrear o histórico do relacionamento de sua empresa com clientes atuais e potenciais para informar suas interações futuras. Essas informações ajudam sua equipe de vendas a entrar em contato com leads e clientes no momento certo para fechar mais negócios.

Além disso, ajuda sua equipe de marketing a implementar mensagens de marketing personalizadas que ressoam com clientes específicos para incentivar mais leads e conversões.

CDP

Por outro lado, o objetivo de um CDP é ajudá-lo a entender melhor os comportamentos de seus clientes. Os CDPs permitem que você rastreie e gerencie os dados do cliente em vários pontos de contato e canais de marketing para obter uma visão única e unificada da jornada do cliente .

Por exemplo, você pode ver como os clientes descobriram sua empresa e com quais páginas e conteúdo eles interagiram antes de fazer uma compra.

2. Tipos de dados

CRMs e CDPs também rastreiam diferentes tipos de dados.

CRM

Um CRM coleta dados primários que ajudam você a manter contato e formar relacionamentos duradouros com seus clientes e clientes.

Um CRM pode coletar dados como:

  • Nomes
  • Endereço de e-mail
  • Títulos de trabalho
  • Nomes de empresas
  • Números de telefone
  • Perfis de mídia social
  • Histórico de compras

Os dados de CRM são cruciais para ajudá-lo a se comunicar com clientes em potencial para fechar mais negócios. Também ajuda você a manter contato com os clientes atuais para criar fidelidade à marca e incentivá-los a comprar seus produtos e serviços novamente no futuro.

CDP

Um CDP coleta dados que ajudam você a aprender sobre o comportamento do seu público em seu site e como eles interagem com seus canais de marketing. Os CDPs coletam dados primários, secundários e de terceiros de seu site, listas de e-mail , páginas de mídia social e muito mais.

Em seguida, ele armazena e organiza esses dados em perfis individuais para cada um de seus clientes atuais e potenciais.

Com os dados do CDP, você pode visualizar como seus clientes interagem com sua empresa em vários canais para ter uma visão completa da jornada de seu cliente, desde o reconhecimento inicial até a conversão.

Você pode acompanhar:

  • Quais páginas os usuários visitam em seu site
  • Quanto tempo os usuários passam em seu site
  • Que conteúdo eles visualizam
  • Com quais canais de marketing eles interagem ( mídias sociais , e- mail , etc.)
  • E mais

Por exemplo, você pode perceber que um de seus clientes encontrou sua empresa pela primeira vez por meio de uma pesquisa no Google. Eles então visitaram seu site e leram uma de suas postagens no blog antes de preencher um formulário de contato e fazer uma compra.

3. Coleta de dados

Outra diferença significativa entre CDPs e CRMs é como eles coletam e reúnem dados.

CRM

Os dados de CRM são coletados manualmente na maioria dos casos. Por exemplo, sua equipe de vendas atualizará os dados em seu CRM toda vez que interagir com um de seus clientes em potencial.

Esses dados podem incluir notas sobre:

  • Discurso de vendas
  • Tópicos que sua equipe discutiu com um lead
  • Interações anteriores com um cliente em potencial
  • Detalhes do contato

CDP

Por outro lado, os dados do CDP são coletados automaticamente. Isso significa que você pode coletar informações valiosas sobre os comportamentos do seu público com pouco ou nenhum esforço de sua parte.

Além disso, os CDPs geralmente podem se integrar a outras plataformas de dados , ferramentas de marketing e seu site para coletar e armazenar automaticamente os dados do cliente à medida que as interações ocorrem em tempo real.

4. Análise de dados

A análise de seus dados é essencial para obter informações valiosas que podem ajudá-lo a melhorar suas estratégias de vendas e marketing . A forma como você analisa seus dados difere dependendo se você usa o software CRM ou CDP.

CRM

A análise de dados armazenados em um CRM ajuda a otimizar seus processos de vendas e gerenciar seu pipeline de vendas .

Por exemplo, toda a sua equipe de vendas pode usar os dados em seu CRM para garantir que eles alcancem seus leads no momento certo com informações úteis para fechar mais negócios para sua empresa.

CDP

A análise dos dados armazenados em um CDP ajuda você a entender o comportamento de seu cliente e a jornada desde a conscientização até a conversão.

Como resultado, você pode ver quais canais e estratégias de marketing geram mais conversões e vendas para sua empresa. Você pode então otimizar essas estratégias para gerar melhores resultados para sua empresa no futuro.

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