Tecnologia de marketing, ou martech (como dizemos no biz), refere-se a ferramentas que você usa para otimizar ou aprimorar sua estratégia de marketing digital . Essas ferramentas podem ser aplicativos, softwares ou outras plataformas digitais que desempenham um papel em seus esforços de marketing.
Sua pilha de martech é a combinação de ferramentas que você usa para impulsionar sua estratégia de marketing .
Em última análise, o que você adiciona à sua pilha deve atender às suas necessidades específicas de marketing, e elas variam de empresa para empresa. Vou explicar mais sobre isso daqui a pouco.
4 ótimas ferramentas para sua pilha de marketing
Reunir e analisar dados de sua pilha ajuda você a tomar melhores decisões de marketing, o que economiza dinheiro e torna suas estratégias de marketing mais eficazes para sua empresa de elaboração de glossários ou de outro ramo.
Sua empresa pode precisar apenas de uma dessas ferramentas ou você pode precisar de todas elas. Esse primeiro tipo de ferramenta pode beneficiar todos os profissionais de marketing e é um ótimo lugar para começar se você não usar nenhuma ferramenta.
1. Plataforma de análise
Uma plataforma de análise, como Google Analytics ou Adobe Analytics , coleta dados sobre como as pessoas interagem com seu site. Com esse tipo de ferramenta, você pode ver como as pessoas encontraram seu site, como elas se comportam em seu site, se realizaram alguma ação e muito mais.
2. Plataforma de e-mail marketing
Uma plataforma de e-mail marketing permite que você se conecte com seu público em suas caixas de entrada (desde que eles lhe deem permissão). Dependendo da plataforma que você usa, você pode personalizar o conteúdo do seu e-mail, criar e-mails automatizados com base nas ações das pessoas, testar diferentes estratégias e enviar conteúdo que contenha atualizações de produtos, boletins regulares ou até ofertas especiais.
Ferramentas como nosso EmailMarketingFX, Campaign Monitor ou MailChimp oferecem soluções diferentes para envolver seu público com e-mail.
As próximas duas tecnologias são ótimas para coletar dados primários e usar dados primários , que são informações que você coleta sobre seus clientes.
3. Sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)
Um CRM ajuda você a acompanhar informações de leads, identificar oportunidades de vendas e monitorar interações como chamadas de vendas e informações de contato. Você pode rastrear onde as pessoas estão em seu pipeline de vendas e se comunicar com elas de acordo.
4. Plataforma de dados do cliente (CDP)
Um CDP é outra ferramenta de dados primária que combina dados de várias ferramentas para criar perfis de clientes unificados, com base em vários pontos de contato que as pessoas têm com sua empresa. Com um CDP, você pode disponibilizar esses perfis para outras ferramentas e sistemas para criar mensagens de marketing mais direcionadas e personalizadas.
Essas quatro ferramentas não são as únicas coisas que você pode usar para construir sua pilha de tecnologia. Você pode aumentar sua pilha com plataformas de teste A/B , ferramentas de automação de mídia social ou um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) . E eu definitivamente não tenho tempo neste vídeo para falar sobre tecnologia de anúncios (ad tech), como plataformas de publicidade programática que usam IA e aprendizado de máquina para otimizar seus anúncios na Internet.
Você pode saber mais sobre as diferentes plataformas que você pode usar em nosso site. Próximo: Seis passos para montar sua pilha.