Ter todos os quartos ocupados durante o ano é o sonho de todo empreendedor do ramo hoteleiro. Essa definitivamente não é uma tarefa fácil. E se você utiliza os métodos antigos, pare agora mesmo.
Não dá mais para esperar seu cliente na porta do seu comércio. Essa ideia já não existe mais.
Nos dias de hoje, os clientes buscam por várias informações sobre os hotéis na internet antes de escolherem sua nova hospedagem.
Para se dar bem e faturar bem o ano todo, será necessário investir pesado em estratégias de marketing digital.
Veja a seguir informações importantes que irão elevar o seu negócio a um patamar ainda mais alto.
Marketing para hotel: o que você precisa saber para se dar bem neste ramo.
Antes de entrarmos a fundo nesse assunto, precisamos destacar 2 cuidados que você precisa ter com seu hotel.
Esses são cuidados básicos, para ter o mínimo possível. Não nos adianta fazer um ótimo marketing na internet, e seu hotel não atender às expectativas dos clientes.
Seja único
No final das contas, o objetivo principal de qualquer hotel é garantir hospedagem e conforto a seus clientes. Nisso você não será único, pois vários outros farão o mesmo.
Você poderá ser único na cabeça do seu cliente através dos detalhes. Tenha um excelente atendimento, aquele que o faça se sentir em casa. Crie uma decoração com especificidades que não se encontra em outro lugar.
Qualidade
Esse é o ponto mais importante que iremos dissertar. Toda empresa precisa entregar um produto ou serviço de qualidade, e os hotéis não são diferentes.
Imagine planejar durante o ano inteiro as férias em família, e ao chegarem no hotel, terem experiências negativas. Chuveiro frio, roupas de camas sujas, péssimo atendimento, e ainda um café frio pela manhã.
Já dá pra saber qual será a avaliação que sua empresa receberá. Além do cliente transmitir para vários outros, o quão ruim é seu hotel.
A partir destas dicas, podemos passar para o nosso assunto específico.
Crie seu plano de marketing para hotel
1 – Branding
Este conceito tem por finalidade fortalecer sua marca e a posicioná-la melhor no mercado. Ao estabelecer corretamente esse conjunto de ideias em seu hotel, isso despertará uma ótima sensação em seu cliente, e isso fará com que ele lembre da sua empresa, mesmo que de uma forma inconsciente.
2 – Faça anúncio para hotéis no Google
Não tem como falar em marketing digital e não mencionar o Google. Quando temos a intenção de procurar por hotel na internet, podemos até ver algumas opiniões nas redes sociais, mas o primeiro passo é fazer uma busca no google sobre hotéis na área onde desejamos ir.
Dentro do Google na opção AdWords há opção para inserir anúncios de hotéis. Nesta opção a pessoa que realizou a busca encontrará 3 informações, sendo elas, avaliação do hotel, foto do hotel, e o preço médio da diária.
Para dar um exemplo mais claro, imagine você procurando por hotéis no Alto do Caparaó. Será listado então os que estão naquela região, você verá a avaliação, a foto, e ainda os preços deles.
3 – Redes sociais
Invista pesado nas redes sociais. Há estudos que dizem que 45% da população brasileira tem no mínimo uma conta de rede social. Com uma gama de pessoas assim, o seu negócio não poderá ficar de fora.
Faça boas imagens do seu hotel com fotos e vídeos. Mas apenas isso não é suficiente, busque fazer várias publicações e interaja com seus seguidores.
Sempre que possível abra algumas discussões para que eles digam a você o que desejam. Sobre o que será necessário mudar.
4 – Valorize a avaliação dos hóspedes
Tanto no Google Adwords quanto nas redes sociais, você receberá avaliações diretas ou indiretas do seu estabelecimento e do seu atendimento.
Nunca deixe seu cliente sem uma resposta, mesmo que a avaliação dele não seja tão satisfatória. Mas não é qualquer resposta, sempre se posicione de maneira que demonstre sua intenção de corrigir um determinado problema e atender as expectativas que são geradas com seu marketing.
Estas não são todas as dicas possíveis sobre este tema. Mas procuramos deixar aqui as principais. Aquelas que você nunca poderá deixar de implementar em seu negócio.