O que é um favicon?

O que é um favicon?

O favicon é um pequeno ícone do seu site que aparece ao lado do nome da página do seu site ou da tag de título . Esses ícones aparecem em vários lugares, incluindo:

  • Aba do navegador
  • Favoritos
  • Barra de ferramentas
  • Visitado recentemente
  • Barras de pesquisa
  • Pesquisas móveis

Este pequeno ícone é um componente essencial da interface do seu site. Ele permite que você tenha uma imagem simples e reconhecível associada ao seu site, para que os usuários se familiarizem com sua marca. Um favicon de site é ainda mais útil se alguém marcar seu site como favorito e quiser retornar a ele mais tarde.

Muitas empresas usam uma imagem simples, como seu logotipo, como favicon. Um dos melhores exemplos de favicon é o Target. A Target usa seu conhecido ícone bullseye para seu favicon.

Você também tem a opção de usar um ícone com um a três caracteres de texto. A Wikipedia é um excelente exemplo de favicon de usar texto em vez de uma imagem.

Existem muitos exemplos de favicon que você pode ver para se inspirar para o seu favicon.

A parte importante é que você crie um favicon de site que seja claro, memorável e fácil de ver.

Dimensionamento e formatação de favicons

A próxima pergunta a seguir, “O que é um favicon?” é, “Qual é o tamanho certo para o meu favicon?” Como esses ícones são pequenos, é essencial saber as dimensões corretas para que o seu não pareça amassado. Os tamanhos de favicon variam dependendo do navegador ou se você usa um host de site. O tamanho do arquivo deve ser um quadrado múltiplo de 48px.

Assim, você pode ter um tamanho de arquivo de ícone como 48x48px ou 144x144px. Independentemente do tamanho que você usar, sua imagem será redimensionada para uma proporção de 16x16px. Se você hospedar seu site em um construtor de sites, seus tamanhos de favicon serão diferentes.

Por exemplo, o WordPress requer 512×512 pixels para seu favicon, enquanto o Squarespace requer 300×300 pixels para seus favicons. Também é importante lembrar que os favicons aparecem nas guias do navegador ou nas listas de favoritos. Eles também podem aparecer em uma seção frequentemente visitada em seu navegador ou como um ícone de atalho na área de trabalho de um usuário.

Seu ícone deve ser facilmente escalável para essas instâncias porque seu favicon parece maior.

Conhecendo o dimensionamento dessas diferentes instâncias, você criará um favicon melhor para sua empresa.

Por que devo criar um favicon de site?

Os favicons oferecem inúmeros benefícios para o seu negócio, incluindo:

  • Os favicons constroem o reconhecimento da marca: quando você usa um favicon que reflete sua empresa, as pessoas o veem e se familiarizam mais com sua empresa. Eles serão expostos à sua marca e se lembrarão dela mais tarde.
  • Favicons adicionam legitimidade ao seu site: Seu site aparecerá completo com um favicon. Ele ajuda você a parecer profissional na esfera online.
  • Os favicons ajudam na otimização de mecanismos de pesquisa (SEO): Os favicons ajudam você a criar um site fácil de usar, que é um componente essencial em SEO . Você também aumentará o reconhecimento da marca, o que incentiva as pessoas a retornar ao seu site e converter.
  • Os favicons ajudam seu público a localizar sua página se eles a adicionarem aos favoritos: os favicons tornam mais fácil para seu público encontrar seu site quando o marcam como favorito. As pessoas nem sempre se lembram dos nomes das marcas, mas reconhecem sua empresa pelo favicon.
  • Os favicons ajudam as pessoas a localizar sua empresa com várias guias abertas: as pessoas geralmente têm várias guias do navegador abertas ao mesmo tempo. Em vez de clicar em cada guia para encontrar a página da sua empresa, eles podem reconhecê-la pelo favicon.

Estas são apenas algumas das razões para usar um favicon de site. Ao adicionar um favicon ao seu site, você colherá esses benefícios e expandirá seus negócios online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *