Os modelos de atribuição de leads são responsáveis por determinar como creditar leads a pontos de contatos específicos na jornada de um usuário para se tornar um lead.
Os pontos de contato referem-se às interações do usuário em seu site de laudos NR10 ou de outro ramo antes de enviar um formulário de geração de leads ou converter em um cliente.
Por exemplo, um consumidor pode descobrir sua marca pela primeira vez depois de ver seu anúncio nas mídias sociais . Em seguida, eles visitam seu site e leem algumas das postagens do seu blog antes de decidir preencher seu formulário de contato .
Existem vários tipos de modelos de atribuição de leads que atribuem crédito para leads a interações e canais de marketing específicos. Vejamos os diferentes modelos de atribuição com mais detalhes abaixo:
1. Primeiro toque
Um modelo de atribuição de primeiro contato dá crédito para seu lead na primeira interação que ele teve com sua empresa. Usar um modelo de atribuição de primeiro contato é uma ótima maneira de saber como seus leads descobriram sua empresa pela primeira vez.
Exemplo: um lead clicou em um link em seu anúncio de mídia social , visualizou suas páginas de produtos e preencheu seu formulário de contato. Seu anúncio de mídia social receberá crédito por esse lead.
2. Último toque
Em um modelo de atribuição de último toque, todo o crédito do seu lead vai para a última interação que ele teve com sua empresa.
Usar um modelo de atribuição de último toque é uma ótima maneira de identificar quais chamadas para ação (CTAs) e campanhas são mais eficazes para fazer com que os usuários entrem em contato com sua empresa.
Exemplo: um lead visitou seu site após pesquisar no Google , leu as postagens do seu blog , visualizou sua página de mídia social e preencheu um formulário de contato. O crédito pelo seu lead irá para as redes sociais.
3. Multitoque
Um modelo de atribuição multitoque dá crédito ao seu lead em todas as interações que ele teve com sua marca. Existem alguns tipos de modelos multitoque:
- Linear: Um modelo linear dá crédito igual a cada interação.
- Em forma de U: um modelo em forma de U dá 40% do crédito para o seu lead tanto na última interação quanto na primeira interação. Os 20% restantes do crédito são distribuídos igualmente entre as outras interações.
- Decaimento do tempo: no modelo de decaimento do tempo, a última interação recebe mais crédito pelo lead do que a primeira interação.
Os modelos de atribuição multitoque ajudam a entender todo o caminho que seus leads seguiram antes de decidir preencher seu formulário de geração de leads.