1. Escreva para seus assinantes
Escrever uma boa cópia de e-mail significa considerar seus assinantes a cada passo do caminho. As pessoas se inscreveram em seus e-mails com a expectativa de que o conteúdo fosse adaptado aos seus interesses. Não os decepcione, ou você correrá o risco de perdê-los.
Comece escolhendo tópicos de e-mail que seu público ache interessantes. Se alguém se inscreveu em um boletim informativo para entusiastas do chá, a bebida, não a carta, provavelmente não deseja receber e-mails sobre leite… a menos que seja uma recomendação do melhor leite para usar no chá.
Você também vai querer imitar a maneira como seu público fala. Um boletim informativo que chegue a executivos de negócios será muito mais formal do que um destinado a estudantes universitários. Acho que a saudação, “Ei, calças espertinhas”, vai cair bem com um calouro na faculdade. Mas um executivo sério que recebe centenas de e-mails todos os dias? Provavelmente não, embora você sempre possa executar um teste A/B se quiser experimentá-lo.
Use a linguagem e aborde os tópicos relacionados às pessoas que voluntariamente fornecem suas informações de contato. Você certamente gerará interesse em seus e-mails fazendo isso.
2. Desperte a curiosidade com suas linhas de assunto
Intriga seus assinantes com um título que os faça querer mais. O truque é dizer a eles o que está no seu e-mail, mas não revelar muito a ponto de estragar a grande revelação. Pense nisso como abrir a torneira e deixar um pouco de água sair, o suficiente para que você saiba que a torneira funciona, mas não o suficiente para que você possa usar a água para qualquer coisa sem abrir a torneira completamente.
Neste exemplo da vida real do PremiumBeat, eles usam uma pergunta como linha de assunto para brincar com nossa curiosidade. Eles perguntam: “Os hologramas são o futuro do cinema?”
Os hologramas são uma tecnologia relativamente nova, de modo que por si só é uma ótima maneira de despertar o interesse. O fato de o assunto usar uma pergunta deixa as coisas em aberto, me dizendo que a única maneira de obter a resposta é abrir o e-mail e ler.
3. Torne sua cópia fácil de ler
De acordo com estimativas da Statista , as pessoas enviam e recebem um total de 306 bilhões de e-mails em todo o mundo todos os dias. Solteiro. Dia.
Embora seu marketing por e-mail represente uma pequena fração do cenário global de e-mail, lembre-se de que você não é o único com um boletim informativo por e-mail.
Se as pessoas lessem cuidadosamente cada e-mail que recebessem, nunca desligariam seus telefones. Torne sua cópia fácil de ler para que seus leitores não percam suas mensagens.
- Comece mantendo suas frases curtas e doces.
- Divida o texto em parágrafos curtos de uma a duas frases.
- Use marcadores para destacar informações.
- Use títulos para separar seus tópicos.
- Adicione imagens para tornar seu conteúdo mais visualmente atraente.
As pessoas vão passar os olhos, quer você goste ou não, então a melhor coisa que você pode fazer é adaptar sua cópia de e-mail aos hábitos de leitura deles.